terça-feira, 23 de junho de 2009

Alimentação para a fase escolar

O período escolar vai dos 7 anos ao início da adolescência. O crescimento durante os anos escolares é lento, porém constante, acompanhado de um aumento na ingestão alimentar.
É um período de equilíbrio, o ambiente não apresenta tantas novidades e continua o convívio com outras crianças.
Ocorre crescente maturação das habilidades motoras e ganho no crescimento cognitivo, social e emocional.
Há padrões alimentares e consumo de nutrientes comuns entre os escolares. Hábitos alimentares, gostos e aversões são estabelecidos, muitos dos quais formam a base para toda a vida. Nessa fase, a criança já tem mais interesse pelos alimentos e suas necessidades nutricionais são maiores. Além disso, ela gasta mais energia em suas atividades esportivas.
A escolha de alimentos é mais influenciada por fatores externos e menos pelos pais e familiares.
Os escolares são mais independentes e, se bem orientados, podem selecionar seus próprios alimentos, assim como determinar a quantidade que vão comer. É preciso atenção, pois eles têm mais acesso a refrigerantes, frituras e guloseimas que, quando ingeridos em excesso, podem levar ao aumento de peso.
O trato gastrintestinal já atingiu a capacidade digestiva comparável ao do adulto, portanto os escolares têm condições de receber alimentação semelhante à de toda família, com preparações mais elaboradas e requintadas.
O lanche escolar assume, nesta fase, grande importância. Devem-se estabelecer os dias da semana em que a criança vai comprar o lanche e os dias em que ela o levará de casa. De preferência, a criança deverá colaborar no preparo de seu lanche, para preservar bons hábitos alimentares, incluindo alimentos mais saudáveis.
É comprovado que, afastados os fatores de ordem psicológica, o rendimento escolar da criança é função direta de sua alimentação. Crianças desnutridas são indispostas, desatentas e agressivas. Aprendem mal, repetem a série escolar e acabam, muitas vezes, por abandonar a escola antes do término do curso.
A assistência e a educação alimentar são atividades sociais das mais eficientes para combater a desnutrição da criança, melhorar a sua saúde e o seu desenvolvimento, bem como promover direta e indiretamente a sua educação. Essas razões justificam a existência de órgãos públicos incumbidos da realização de programas de alimentação escolar.


Plano Alimentar

Quanto ao plano alimentar, a classificação de alimentos mencionada para o pré-escolar pode ser também aqui observada. Nesta fase, porém, há uma vantagem: o escolar é voraz e não apresenta a inapetência da idade anterior.
O horário da alimentação do escolar vai depender muito do tempo em que permanecer na escola. De qualquer maneira, não deverá receber menos de quatro refeições ao dia.
O lanche escolar assume, nesta fase, grande importância, podendo ser constituído de: uma fruta (fácil de descascar), um sanduíche com recheio predominantemente protéico e uma bebida nutritiva (água, leite ou suco de frutas). O acondicionamento do lanche é muito importante. Todo o cuidado para mantê-lo em ordem se faz necessário, pois a apresentação vai interferir no consumo. Quanto ao lanche a ser adquirido eventualmente, na cantina, deverá haver orientação para que a escolha seja adequada. Os problemas nutricionais mais freqüentes entre os escolares são: obesidade, baixo peso/incapacidade de desenvolvimento, anemia ferropriva e cáries dentárias.


Recomendações nutricionais

As proporções sugeridas de ingestão de energia são 50 a 60% de carboidrato, 25 a 35% de lipídio e 10 a 15% de proteína.
A recomendação é de cerca de 2000 Kcal/dia.
Com relação aos lipídios, cerca de 55 g/dia e proteínas 28g/dia.

Um comentário:

  1. q lindo, minha futura área! ohouauh
    ai pra não ter briga: vc fica com a parte dos idosos, a pandolfi com os homens (ops adultos) a bruna mello com os sedentarios e eu com a infancia!
    =DD
    adoreiii o blog!
    muito lindo
    ;**

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